49 3442.5433
Você está em: Mudas Florestais » CLONE PLANFLORA GPC23
 


(Eucalyptus grandis selecionado para produtos madeiráveis e biomassa)

A Planflora Mudas Florestais, em projeto pioneiro de inovação tecnológica na área de melhoramento florestal, iniciado em janeiro de 2004, selecionou o clone de Eucalyptus grandis Planflora GPC23 para atender os segmentos da indústria moveleira, serrarias, usos na construção civil e usinas de preservação de madeira. Constitui a base genética uma ampla amostragem de matrizes de origem da Austrália e África do Sul selecionadas em florestamentos com idade entre 17 e 19 anos, altura total de 43 a 56 metros, volume comercial acima de 3,5m³, implantados nos municípios de Concórdia - SC e Erval Grande - RS.

 

Todo o projeto seguiu critérios da mais rigorosa metodologia científica, onde foram avaliadas, em Laboratórios de Tecnologia da Madeira, todas as propriedades físico-mecânicas da madeira, de interesse para produtos madeiráveis, segundo as normas da ABNT. A infinidade de resultados laboratoriais mais medições de rachaduras de pé e ponta de toras e tábuas, arqueamento de tábuas, ausência de defeitos entre outras informações de interesse para a finalidade de uso, com os respectivos pesos, alimentaram um  programa estatístico multivariado para eleger a matriz mais apta para a clonagem.   

 

A partir de novembro de 2007 já foram implantadas mais de 15.000.000 de mudas do clone Planflora GPC23. Entre os principais clientes estão florestadores das áreas madeireira e moveleira  do RS, SC, PR, SP, região serrana do RJ, sul do MT e sul de MG. A madeira desta cultivar é de coloração rosada.

 

As vantagens para a industrialização estão na homogeneidade das propriedades físicas e mecânicas com destaque para a boa estabilidade dimensional, boa resistência à rachaduras, boa aptidão para a usinagem e conseqüentemente produtos com maior valor agregado e menos perdas de matéria-prima no processo de industrialização da madeira.

INFORMAÇÕES SOBRE O CLONE PLANFLORA GPC23
Registro da cultivar no MAPA nº 26418
Nome da cultivar: Planflora GPC23
Origem: Coff's Harbour
Procedência: Waterhoutboom-Lowveld Routine
Local da Seleção: Concórdia - SC
Idade da matriz: 17 anos, 1 mês e 13 dias
Altura: 50,4 metros
Volume comercial: 5,65m³


IMPORTANTE: A Planflora, autora desta cultivar, é a única empresa a produzir e comercializar as mudas desta genética. Se qualquer outro fornecedor oferecer esta genética, favor comunicar a Planflora para as devidas providencias legais.


METOLOGIA UTILIZADA NA SELEÇÃO DOS CLONES

1. SELEÇÃO DE MATRIZES:
Em 200 hectares de florestas comerciais com idade entre 17 e 19 anos, implantados na região do meio oeste catarinense, foram selecionadas 26 matrizes implantadas com sementes de origem da África do Sul e 12 matrizes implantadas com sementes de origem da Austrália.

Veja algumas matrizes:


2. TESTES DE PROGÊNIES:
Importante etapa da pesquisa onde foi avaliada a dominância genética das matrizes sobre resistência a pragas e doenças, vigor genético e forma das árvores.


3. ENXERTIA:
O objetivo da enxertia foi o salvamento vegetativo do genótipo e do fenótipo de todas as matrizes, antes do abate, para as avaliações tecnológicas da madeira.

O índice de pegamento dos enxertos das matrizes do projeto, consideradas fisiologicamente velhas, foi bastante baixo, exigindo que se escalasse várias vezes em grande parte das árvores, com equipe especializada.

Foram realizadas várias reenxertias seriadas para o rejuvenescimento dos materiais.

Os enxertos foram estabelecidos a campo, em banco genético, em espaçamento de 6 x 6m.


4. ABATE DAS MATRIZES E AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA:
Após o salvamento vegetativo da genética, abateu-se as matrizes para a avaliação tecnológica das propriedades físicas e mecânicas da madeira, mais outras características de interesse para o uso em produtos madeiráveis.
Foram retirados 10 discos e 10 toras de 2,5 metros, de cada matriz, e medidas rachaduras de pé e ponta das toras no pátio da serraria. Após serrar foi avaliado rachaduras de pé e ponta de tábuas e arqueamento de tábuas.

Foram encaminhados para Laboratório de Tecnologia da Madeira seção dos discos e pranchões para a preparação dos corpos de prova e as devidas avaliações tecnológicas. As avaliações tecnológicas juntamente com as demais informações levantadas receberam pesos de acordo com sua importância para o uso e alimentaram um programa estatístico multivariado que, ao ser rodado elegeu o clone Planflora GPC23 como sendo o melhor material genético para produtos madeiráveis.

A testemunha ou contra-prova da pesquisa foi a secagem natural, em galpão coberto, das 4 primeiras tábuas das toras do pé das matrizes.

Houve forte correlação entre os resultados da pesquisa e o comportamento das tábuas na secagem natural em galpão coberto.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS AVALIADAS
PROPRIEDADES FÍSICAS
Segundo a norma ABNT 7190-1997
Estabilidade dimensional da madeira:
• Coeficiente da contração linear máxima
• Coeficiente da contração volumétrica máxima
Massa específica da madeira (densidade):
• Massa específica aparente (12%)
• Massa específica básica
PROPRIEDADES MECÂNICAS
Segundo a norma ABNT 7190-1997
• Flexão estática
• Compressão
• Cisalhamento
• Resistência a dureza Janka
OUTRAS AVALIAÇÕES
• Rachaduras nos topos das toras
• Rachaduras nos topos da tábuas
• Encurvamento das tábuas
• Secagem natural de tábuas (contraprova)
• Anomalias (bolsas de resina, etc)
• Relação alburno/cerne
PROPRIEDADES ENERGÉTICAS
Segundo as normas NBR 13999 e DIN 51900-3
• Quanto ao teor de cinzas
• Quanto ao poder calorífico superior
AVALIAÇÕES A CAMPO
• Conicidade da matriz
• Testes de progênies
• Testes clonais


PRODUÇÃO DAS MUDAS CLONAIS
A Planflora dispõe de moderna infra-estrutura de produção constituída de área de colocação, desinfecção e enchimento de tubetes, Casa de Estaquia, Central de Irrigação, Jardim Clonal, 2 Casas de Vegetação, 2 Casas de Sombra e 4 Casas de Crescimento e Rustificação.

ETAPAS DA PRODUÇÃO DAS MUDAS

1. MINIJARDIM CLONAL:
São 48 calhetões em altura ergonômica, contendo camadas de brita e areia onde estão implantadas as minicepas para a produção das miniestacas. Recebe adubação baseada em análise folhar com E.C. controlado.
2. CASA DE ESTAQUIA:
Local que recebe as bandejas e tubetes preenchidos com substrato para a toalete e plantio das miniestacas colhidas das minicepas, no Jardim Clonal.
3. CASA DE VEGETAÇÃO:
São estufas cobertas com controle automático das condições ambientais, onde as miniestacas plantadas na Casa de Estaquia permanecem por um período de 35 a 45 dias até completo enraizamento.
4. CASA DE SOMBRA OU ACLIMATAÇÃO:
Nestas estufas as mudas enraizadas na Casa de Vegetação são alternadas e permanecem em torno de 20 dias.
5. CASAS DE CRESCIMENTO E RUSTIFICAÇÃO:
As mudas vindas da Casa de Sombra completam o ciclo de crescimento, desenvolvimento radicular e rustificação até estarem adequadas à expedição para o plantio no campo.
PROJETOS IMPLANTADOS COM O CLONE PLANFLORA GPC23
Entre os principais clientes estão florestadores das áreas madeireira, moveleira, construção civil, usinas de preservação de madeira, florestamentos energéticos e projetos silvipastoris.

O clone Planflora GPC23 também destacou-se com o segundo melhor rendimento calorífico entre as 38 matrizes avaliadas, que aliado ao seu excelente desenvolvimento, torna-se uma ótima alternativa para reflorestamentos energéticos.

O clone Planflora GPC23 tem apresentado excelente plasticidade, tendo bom desempenho no RS, SC, PR, SP, região serrana do RJ, sul do MT e MG.

1. PROJETOS FLORESTAIS:


2. PROJETOS SILVIPASTORIS:
O clone de Eucalyptus grandis Planflora GPC23 é utilizado com sucesso em vários estados brasileiros, em regiões onde a cultivar se adapta ao clima e solo. Entre as principais vantagens desta promissora atividade econômica alternativa estão a qualidade da madeira produzida, o conforto térmico proporcionado aos animais pela sombra e pelo estreitamento das oscilações térmicas extremas de inverno e verão, além da melhoria da qualidade da pastagem.



       
49 3442.5433
atendimento@planflora.com.br

      Todos os direitos reservados
Planflora Mudas Florestais
BR. 153 - Km 96 - Distrito Industrial - Concórdia-SC
CEP:89700-000